Apareceram verrugas em alguma parte do seu corpo? O que isso quer dizer e o que eu devo fazer?
Essas são algumas das principais dúvidas que surgem na mente de pessoas afetadas por verrugas. Por isso, vamos desvendar um pouco mais sobre essa condição neste post.
Trata-se de uma condição de pele comum. Aliás, muitos de nós já tivemos ou conhecemos alguém que teve uma verruga em algum momento da vida, não é mesmo?
No entanto, o que são as verrugas exatamente e quais são as suas causas? Não se preocupe, pois vamos esclarecer todas essas perguntas nas próximas linhas!
Vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, quais são os diferentes tipos, suas principais causas e se é possível tratá-las de maneira eficaz. Acompanhe!
Uma verruga é uma lesão de pele no formato de um pequeno caroço comum e inofensiva, mas que pode ser bastante desconfortável e afetar negativamente a estética dos pacientes.
Elas são causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV), que infecta as camadas superiores da pele, resultando no crescimento anormal de células cutâneas. Assim, formam esses pequenos caroços.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as verrugas podem ter tipos diferentes. Por isso, conhecê-los é muito importante para você saber identificar se está realmente com uma verruga para procurar ajuda especializada.
De modo geral, os principais tipos são:
Essas são mais comuns e podem acabar aparecendo em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas mãos e nos dedos. Geralmente, elas possuem uma superfície áspera e podem variar de tamanho.
As verrugas plantares, por sua vez, ficam localizadas na sola dos pés. Por isso, costumam ser planas e dolorosas, por conta da pressão exercida pelo peso do corpo.
Além disso, a grande maioria das verrugas plantares também têm pequenos pontos pretos no centro.
Essas são menores e mais planas que as verrugas comuns. Podem aparecer em áreas onde a pele é mais fina, como no rosto, no pescoço e nas mãos.
Contam com uma aparência mais alongada e fina, lembrando um pequeno pedaço de carne pendurado na pele. São bastante comuns no pescoço, nas pálpebras e na área da face como um todo.
Uma infecção sexualmente transmissível (IST) que afeta a região genital. Geralmente, são pequenas, elevadas e podem crescer em aglomerados.
Se formam sob ou ao redor das unhas das mãos e dos pés, podendo ser bem dolorosas.
São grupos de verrugas plantares que se fundem e formam um grande aglomerado.
É importante entender que identificar o tipo de verruga é o primeiro passo para conseguir escolher o tratamento adequado, já que nem todas as verrugas respondem da mesma forma.
Elas aparecem no corpo por conta da infecção causada pelo vírus do papiloma humano (HPV).
O HPV é um grupo de vírus que infecta as camadas superficiais da pele e as membranas mucosas, resultando no crescimento anormal de células na epiderme, a camada externa da pele.
Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV. Cada um deles tem uma afinidade específica por áreas do corpo, o que explica o motivo de as verrugas aparecerem em diferentes locais.
A infecção por HPV ocorre quando o vírus entra na pele ou na mucosa por meio de pequenas lesões, cortes, arranhões ou abrasões. Uma vez que o vírus tenha infectado as células da pele, ele pode levar à formação de verrugas.
Dessa forma, a localização e o tipo específico de verruga podem variar com base no tipo de HPV e na área do corpo em que ocorre a infecção.
Felizmente, as verrugas têm tratamento e é possível removê-las.
Existem alguns tipos de tratamentos para verrugas e a escolha do mais adequado pode variar dependendo do tipo de verruga e da sua localização.
Por isso, nesses casos, é importante consultar um profissional de saúde para determinar a melhor opção de tratamento.
Dentre os tratamentos mais comuns, estão:
Ácido salicílico: o ácido salicílico serve para tratar verrugas comuns e plantares. Está disponível em forma de gel, líquido ou adesivo. Mas é importante aplicar diretamente na verruga.
Crioterapia: a crioterapia envolve a aplicação de nitrogênio líquido na verruga para congelá-la, o que faz com que a verruga seque e caia.
Eletrocautério: esse procedimento médico envolve o uso de eletricidade para queimar a verruga. Por isso, envolve um procedimento que deve ser realizado por um profissional especializado e que é mais eficaz para verrugas mais profundas.
Tratamentos a laser: alguns médicos podem utilizar lasers para removê-las.
Tratamentos médicos: em alguns casos, o médico pode recomendar tratamentos mais avançados, como imunoterapia, que envolve a injeção de substâncias para estimular o sistema imunológico a combater a verruga; ou a excisão cirúrgica, que envolve a remoção da verruga com uma anestesia local.
Prevenir o aparecimento de verrugas está diretamente ligado com a capacidade de reduzir o risco de exposição ao vírus do papiloma humano (HPV), que é a causa mais comum das verrugas.
Contudo, como o HPV é um vírus muito comum ao redor de todo o mundo, a prevenção não consegue garantir 100% de proteção.
Porém, seguir boas práticas de higiene e adotar comportamentos seguros pode ajudar a reduzir o risco de contrair o HPV e, consequentemente, o desenvolvimento de verrugas.
Isso envolve lavar bem as mãos regularmente com água e sabão, para reduzir a disseminação do vírus e evitar compartilhar objetos de cuidado pessoal, como toalhas, lâminas de barbear, ou utensílios de cozinha, que possam entrar em contato com a pele de outra pessoa.
Durante as atividades sexuais, é indispensável sempre usar preservativos para reduzir o risco de contrair verrugas genitais e outros tipos de HPV sexualmente transmissíveis.
Além disso, evite tocar em verrugas suas ou de outras pessoas, para evitar a disseminação do HPV para outras áreas do corpo. O ideal é sempre manter as verrugas cobertas com um curativo impermeável.
Por fim, manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios regulares e sono adequado, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Portanto, isso pode tornar o corpo mais resistente à infecção por HPV e combate o aparecimento de verrugas.
Se você notar o aparecimento de uma ou mais verrugas, entre em contato com o Dr. Filipe Farage, dermatologista especialista em tratamentos para doenças de pele.
Afinal de contas, com o tratamento adequado, você poderá se ver livre dessas verrugas e restaurar a sua autoestima e a sua qualidade de vida.
Conheça um pouco mais sobre os nossos tratamentos e agende a sua consulta agora mesmo.