A dúvida se verruga é contagiosa costuma ser muito comum entre pessoas que estão passando pela condição e querem evitar passá-las para pessoas que convivem próximas.
Para analisarmos se verruga realmente é contagiosa, precisamos compreender melhor o que é uma verruga e quais são os principais tipos. Afinal, nem toda verruga é igual.
Sabemos que o medo de a verruga ser contagiosa é eminente, mas pode ir se acalmando e continuar a leitura aqui com a gente para compreender todos os aspectos que envolvem esse tema.
Abaixo, vamos explorar melhor o que é essa condição, quais são os tipos, como evitar a transmissão e como eliminar de vez as verrugas do corpo.
O que é verruga?
Como comentamos, para confirmar se verruga é contagiosa, é indispensável entender o que é uma verruga antes de mais nada.
As verrugas são crescimentos na pele causados pelo papilomavírus humano (HPV), um grupo vasto de vírus que pode afetar diferentes partes do nosso corpo.
De modo geral, as verrugas podem assumir diversas formas e tamanhos, indo desde pequenas elevações ásperas, até crescimentos mais planos.
Na grande maioria dos casos, as verrugas são 100% inofensivas e são mais comuns em crianças. Contudo, elas podem afetar pessoas de todas as idades, aparecendo em qualquer momento das nossas vidas.
Mas como elas surgem? Bom! As verrugas ocorrem quando o HPV invade a camada superior da pele, estimulando esse aumento no crescimento celular no local afetado.
No entanto, nem todas as verrugas são iguais. Portanto, existem diferentes tipos, incluindo verrugas comuns, plantares, planas e genitais.
Na sequência, vamos entender melhor quais são os tipos de verruga e as principais características de cada um.
Quais os tipos de verrugas?
Existem diversas formas de verrugas como comentamos acima. Desse modo, cada uma delas conta com as suas próprias características em termos de aparência e localização.
Verrugas Comuns
As verrugas comuns, por exemplo, são elevações ásperas e irregulares que podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas mãos, dedos e joelhos.
Verrugas Plantares
Já as verrugas plantares, que se desenvolvem na planta do pé como o próprio nome sugere, costumam apresentar pontos escuros no centro por conta dos pequenos vasos sanguíneos coagulados.
Verrugas Planas
As verrugas planas, ao contrário, são lesões quase que niveladas com a pele, possuindo uma textura mais suave.
Surgem geralmente em áreas do corpo que sofrem atrito, como o rosto, mãos e pernas.
Verrugas Genitais
Quanto às verrugas genitais, elas afetam a área genital e anal do paciente, se manifestando no formato de pequenas protuberâncias geralmente.
As suas principais localizações incluem os órgãos genitais, a virilha, as coxas e o ânus.
Verrugas Filiforme
As verrugas filiformes, por sua vez, possuem uma aparência bem diferente das outras, pois são mais finas, longas e se assemelham bastante a fios.
Elas costumam surgir no pescoço, rosto, pálpebras e lábios.
Verrugas Mosaicas
Por fim, existem ainda as verrugas mosaicas, que possuem esse nome, pois se agrupam formando padrões semelhantes a mosaicos.
São verrugas bastante comuns nas solas dos pés e resultam da constante pressão a que essa região é submetida.
Portanto, cada tipo de verruga ocorre por diferentes subtipos do vírus do papiloma humano (HPV).
Mesmo que geralmente as verrugas sejam benignas e não causem nenhum tipo de problema, reconhecer o tipo de verruga é importante para adotar um tratamento adequado e trabalhar na prevenção da sua propagação.
Verruga é contagiosa: como evitar a transmissão?
Respondendo à pergunta central desse tema, sim, as verrugas podem ser contagiosas.
Elas são causadas por diferentes tipos de vírus do papiloma humano (HPV), e a transmissão pode ocorrer pelo contato direto com uma verruga ou com uma superfície contaminada pela verruga.
O vírus pode entrar no corpo por cortes, arranhões ou outras áreas da pele que estejam quebradas. Contudo, nem sempre elas vão aparecer. Afinal, em muitos casos, o próprio corpo humano consegue combater o HPV.
Em casos em que o sistema imunológico está mais vulnerável, é mais comum que as verrugas acabem aparecendo após a infecção.
Para evitar a transmissão de verrugas, é possível adotar algumas práticas de cuidados e atenção com a higiene pessoal. Aqui estão algumas recomendações para reduzir o risco de propagação:
- Evitar contato direto: evite o contato direto com verrugas. Isso inclui não cutucar, coçar ou tocar verrugas, próprias ou de outras pessoas.
- Proteção em locais compartilhados: na hora de usar ambientes compartilhados, como vestiários, piscinas públicas e academias, use chinelos ou calçados apropriados para evitar o contato direto com o chão.
- Não compartilhar objetos pessoais: evite compartilhar objetos pessoais, como toalhas, escovas, lâminas de barbear e outros itens de higiene que possam entrar em contato com áreas afetadas por verrugas.
- Higiene adequada: mantenha uma boa higiene pessoal, lavando as mãos regularmente com água e sabonete.
- Evite compartilhar calçados: evite emprestar ou usar calçados de outras pessoas, pois isso pode facilitar a transmissão de verrugas plantares.
- Mantenha a sua imunidade forte: manter um sistema imunológico saudável é fundamental para a prevenção de verrugas. Isso inclui adotar hábitos de vida saudáveis como boa alimentação, exercícios regulares e sono adequado.
Como eliminar a verruga do corpo?
Felizmente, é possível tratar e eliminar as verrugas. Existem vários métodos que podemos utilizar e testar. Mas a escolha do tratamento mais adequado depende principalmente do tipo de verruga.
Por isso, contar com a ajuda de um médico especializado é muito importante.
Dentre os principais métodos de tratamento e eliminação das verrugas estão:
Tratamento tópico
Aplicações de ácidos, como ácido salicílico, pode ser eficaz para dissolver verrugas ao longo do tempo.
Em alguns casos, o uso de cremes prescritos que contenham ingredientes como imiquimode, também podem ser utilizados para estimular o sistema imunológico a combater o vírus.
Crioterapia
A crioterapia envolve o congelamento da verruga com nitrogênio líquido.
Esse procedimento pode ser realizado por um profissional qualificado e, geralmente, precisa ser feito por meio de múltiplas sessões para ser eficaz.
Cirurgia
A remoção cirúrgica de verrugas pode ser feita em consultório médico.
Geralmente, o dermatologista realiza a excisão da verruga com bisturi de forma rápida e indolor.
Eletrocirurgia
A eletrocirurgia utiliza corrente elétrica para remover verrugas e também é um procedimento que precisa ser conduzido por um profissional qualificado e em um ambiente clínico.
Terapia a laser
A terapia a laser é outra opção para remover verrugas. Mas, nesse caso, utilizando laser para destruir as células da verruga.
Contudo, tenha em mente que o tratamento mais adequado para verruga pode variar de um caso para outro.
Por isso, contar com a ajuda de um dermatologista especializado é fundamental para evitar complicações e conseguir se livrar da verruga de forma eficiente e permanente.
Para tratar casos de verruga, conte com o Dr. Filipe Farage. Afinal, ele é um dermatologista experiente que pode te ajudar a eliminar esses incômodos com mais facilidade.
Então, conheça mais sobre as especialidades do Dr. Filipe e agenda a sua consulta!