Existem muitas perguntas frequentes sobre acne que costumam aparecer na mente de quem está tendo que lidar com essa condição. Afinal, muitas vezes, ela pode ser bem chata e complexa, afetando tanto o físico, quanto o mental dos pacientes.
A acne é um problema de pele que pode afetar qualquer pessoa, independente do gênero ou da idade.
Portanto, não importa se você é um adolescente, um adulto enfrentando problemas na sua vida pessoal ou profissional, a acne pode acabar aparecendo e atrapalhar ainda mais todo esse momento.
Foi pensando nisso que decidimos montar esse artigo para falar de algumas perguntas comuns que as pessoas costumam ter sobre a acne.
Aqui, você encontrará um guia completo, com todas as informações sobre essa condição, como ela pode te afetar e como você pode lidar de maneira eficiente.
Então, vem com a gente explorar todas essas perguntas frequentes sobre acne e tirar as suas principais dúvidas sobre o assunto!
Perguntas frequentes sobre acne
O que é acne?
Uma das perguntas frequentes sobre acne que mais costumam ser feitas é: o que, afinal, é a acne?
A acne é uma condição dermatológica que pode acabar se desenvolvendo e sendo influenciada por uma série de interação diretamente relacionadas com fatores genéticos, hormonais e ambientais, mas que podem variar de uma pessoa para outra.
Essa condição se manifesta, principalmente, por meio do aparecimento de espinhas, cravos e lesões na pele, que podem ocorrer em várias partes do corpo. Contudo, são mais comuns no rosto, pescoço, peito, costas e ombros.
De modo geral, a acne surge como resultado de uma combinação de fatores, incluindo o excesso de produção de óleo pela pele, obstrução dos poros, crescimento bacteriano e inflamação no local.
Além disso, as flutuações hormonais também costumam ser um dos principais fatores que levam ao surgimento das acnes, bem como fatores genéticos.
Quais são as principais causas da acne?
Existem diversos fatores que podem causar a acne. Contudo, a produção excessiva de óleo pela pele é uma das principais causas. Afinal, esse óleo é capaz de entupir os poros, levando à formação de cravos e espinhas.
Além disso, as flutuações hormonais também possuem um impacto importante, principalmente durante a adolescência, gravidez e na menopausa.
Por fim, outra causa muito comum da acne é o fator genético, que influencia na propensão de uma pessoa ter problemas relacionados à acne.
Acne tem tratamento? Como é feito?
Sim, acne tem tratamento. Geralmente, a abordagem depende da gravidade do quadro do paciente.
Mas existem algumas principais opções de tratamento que incluem, por exemplo, fazer uso de produtos tópicos, medicamentos orais, procedimentos dermatológicos e, em alguns casos, partir para as terapias a laser.
Produtos tópicos, como cremes e géis, podem ajudar a reduzir a acne enquadrada como leve ou moderada.
Já para casos mais graves, onde o paciente não tem bons resultados apenas usando produtos tópicos ou quando as acnes estão muito inflamadas, pode ser que o dermatologista prescreva outros medicamentos que só podem ser usados com supervisão médica.
Portanto, existem tratamentos para todos os tipos de acnes, desde as mais leves, até as mais graves.
Como prevenir a formação de espinhas? É possível evitar?
Mesmo que a acne seja uma condição super comum, existem sim várias maneiras de prevenir a formação de espinhas e minimizar esses surtos, bem como tratar melhor a pele e evitar inflamações.
Para começar, uma das melhores e mais essenciais dicas é manter uma boa higiene da pele. Isso significa lavar o rosto regularmente com um sabonete apropriado e anti-acne, ideal para o seu tipo de pele.
Além disso, evite mexer nas espinhas que surgirem, para evitar a disseminação de bactérias e inflamação.
Você pode consultar um dermatologista especialista para começar a utilizar cremes e ácidos que também auxiliam na prevenção da formação de espinhas pelo seu rosto e corpo.
Por fim, e igualmente importante, a alimentação é indispensável para evitar espinhas. Portanto, busque sempre manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais e água. Sem dúvida, isso vai te ajudar muito a promover uma pele mais saudável.
A dieta afeta a acne?
Como comentamos, a dieta pode sim impactar na formação de acnes, sendo que quem tem maior predisposição para essa condição, deve se atentar mais à alimentação.
De modo geral, alimentos que possuem um alto índice glicêmico, como açúcar e pães, podem elevar o nível de insulina no corpo.
Consequentemente, estimulam a produção de óleo corporal e podem desencadear inflamações na pele, que se manifestam como acnes.
Além disso, também é necessário evitar os alimentos com muito óleo vegetal e gorduras, como chocolates, nozes e peixes gordurosos.
Afinal, eles costumam inflamar o corpo, piorando a inflamação que se associa à acne.
Como evitar a acne em pele oleosa?
Prevenir a acne em pele oleosa pode ser bastante desafiador. Porém, com uma rotina de cuidados adequada, é possível minimizar a ocorrência e o surgimento de espinhas e cravos.
Para isso, tente montar um cronograma diário de limpeza da pele, uso de produtos adequados (de preferência oil-free), hidratação, uso de ácidos (como o ácido salicílico ou glicólico), protetor solar diariamente e consultar um dermatologista para receber instruções específicas.
Algumas das recomendações mais indicadas são:
- Lavar o rosto duas vezes ao dia com um limpador suave e sem óleo;
- Usar água morna e não água quente;
- Use produtos para a pele livres de óleo;
- Fazer uma hidratação leve e com produtos não comedogênicos,
- Uso de produtos com Ácido Salicílico ou Ácido Glicólico;
- Usar protetor solar não oleoso diariamente,
- Manter uma alimentação equilibrada.
Qual profissional pode ajudar a tratar acne?
O tratamento da acne pode variar e a melhor forma de ter sucesso é recebendo um tratamento personalizado para cada caso.
O dermatologista é o especialista ideal para te ajudar em qualquer questão relacionada à pele, cabelos e unhas. Além disso, é também o profissional mais indicado para tratar a acne, independentemente da sua gravidade.
Esses profissionais são capazes de recomendar uma variedade de tratamentos tópicos, orais ou procedimentos médicos, como peelings químicos ou terapia a laser, dependendo das necessidades individuais do paciente.
Aliás, é possível até fazer tratamentos multifacetados, que ajudam a acelerar o processo.
Por isso, te convidamos a conhecer o Dr. Filipe Farage, dermatologista especialista em tratamentos de pele, incluindo quadros de acne!