Premiações

Dr Filipe Farage

DR. FARAGE REVELA

Pediculose

O conceituado médico, que atua na área da dermatologia, atendendo na cidade de São Paulo, preparou este artigo em que você encontrará informações valiosas sobre sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção de diversas condições dermatológicas.

A pediculose, popularmente conhecida como piolho, é uma doença de pele causada por parasitas que se alimentam de sangue humano e vivem no couro cabeludo. Nesta condição, os piolhos fêmeas depositam seus ovos (lêndeas) na base dos fios de cabelo e, uma vez nascidos, os piolhos se alimentam do sangue do couro cabeludo, causando coceira intensa.

O que é Pediculose?

A pediculose é uma infestação do couro cabeludo causada por piolhos que se alimentam do sangue humano. É comum em crianças, devido à sua maior proximidade física e contato em ambientes escolares e de convívio.

 

Sintomas da Pediculose

Os principais sintomas da pediculose são coceira intensa no couro cabeludo, vermelhidão e irritação, além da presença de piolhos e lêndeas (ovos) na base dos fios de cabelo.

 

Diagnóstico da Pediculose

O diagnóstico é feito pela observação dos piolhos e lêndeas na base dos fios de cabelo e pela presença dos sintomas descritos acima.

 

Tratamento da Pediculose

O tratamento da pediculose envolve a remoção dos piolhos e lêndeas do couro cabeludo e a prevenção de uma nova infestação. Existem diversas opções de tratamento, como medicamentos tópicos e orais, que devem ser prescritos por um médico ou dermatologista. Além disso, é importante lavar toda a roupa de cama, roupas e toalhas com água quente e secar em alta temperatura.

 

Prevenção da Pediculose

A prevenção da pediculose envolve medidas como evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como pentes, escovas e bonés, além de manter o cabelo limpo e higienizado regularmente. É importante ensinar as crianças a importância de evitar o contato próximo com outras pessoas que possam estar infectadas e incentivá-las a não compartilhar seus objetos pessoais com outras pessoas.

Quer ser atendido(a) pelo Dr. Farage?

Clique no botão abaixo e converse com minha secretária para agendar seu atendimento.

Mais alguns artigos