Você sabe fazer a hidratação adequada da pele no inverno? Muitas pessoas acreditam que sim, mas a grande maioria está aplicando as dicas incorretamente.
Quando o inverno finalmente chega com as temperaturas mais baixas, que muitos amam e outros nem tanto, é mais do que natural que a nossa pele se torne vítima dos efeitos dessa estação.
As mudanças climáticas como um todo, são capazes de afetar o nosso corpo e a nossa pele. Mas o inverno sempre chega trazendo a baixa umidade, que é capaz de levar ao ressecamento, aumentar a coceira e aprofundar os problemas dermatológicos que já enfrentamos diariamente.
No entanto, não tem por que se desesperar! Afinal, com algumas dicas e segredos dermatológicos, você pode ajudar a promover a hidratação adequada da sua pele até mesmo no inverno, minimizando bastante os sintomas dessa estação e sendo capaz de cuidar dela da forma certa.
Portanto, se você quer se preparar para o inverno ou se vai viajar para algum lugar mais gelado, vem com a gente acompanhar as melhores dicas de como manter a pele bonita, viçosa e hidratada sob essa condição climática.
Como a pele é afetada no inverno?
Antes de desvendar os segredos de como fazer a hidratação adequada da pele no inverno, é importantíssimo que você compreenda o porquê a nossa pele entra em um estado de alerta durante essa estação do ano.
O principal culpado de tudo isso é a umidade do ar. Com a chegada do frio, o ar seco retira a umidade do ambiente e, consequentemente, da nossa pele. Isso faz com que ela se torne mais vulnerável com relação à perda de água.
Além disso, o vento mais gelado e os banhos, que normalmente ficam mais quentes, também podem contribuir para o ressecamento e para a desidratação.
Por isso, ao longo dos meses de inverno, a nossa pele inicia uma batalha contra o próprio ambiente externo. Nesse contexto, alguns dos principais motivos pelos quais essa estação do ano costuma afetar a hidratação da pele incluem:
- Grande declínio da umidade do ar;
- Efeito negativo dos banhos mais quentes;
- Exposição a ondas de vento geladas;
- Uso de aquecedores internos e lareiras,
- Tendência a consumir menos água ao longo do dia.
Dicas para manter a pele hidratada no inverno
Sabemos como o inverno pode ser uma estação desafiadora para a nossa pele, mas principalmente para pessoas que já lidam com problemas de pele diariamente.
Contudo, a boa notícia é que, com o conhecimento certo e uma rotina de cuidados bem feita, é possível enfrentar todas as condições adversas desse clima e preservar a hidratação e a saúde da pele mesmo nas épocas mais difíceis.
Por isso, vamos compartilhar com você as melhores dicas para manter a hidratação adequada da pele no inverno. Confira!
Hidratação de dentro para fora
Em primeiro lugar, tenha em mente que a hidratação da sua pele começa sempre de dentro para fora.
Comece seu dia com um copo de água e procure se hidratar ao longo do dia, principalmente no inverno, em que o clima mais seco acaba afetando a hidratação da pele.
O recomendado é ingerir por volta de 3 litros de água durante o dia.
Invista em um umidificador de ambiente
Considere utilizar um umidificador de ambiente em casa nos ambientes que você costuma ficar por mais tempo, como nos quartos.
Isso vai ajudar a aumentar a umidade do ar. Dessa forma, é possível reduzir a perda de água da pele.
Escolha bem os produtos de cuidados com a pele
Para fazer o skincare diário durante o inverno, opte por cremes hidratantes mais espessos e ricos em ingredientes como ácido hialurônico, glicerina e ceramidas.
Isso porque esses componentes ajudam a reter a umidade na pele, proporcionando hidratação de longa duração.
Banho morno e curto
Sabemos que aquele banho quentinho e demorado no inverno é uma das 7 maravilhas do mundo, não é mesmo? Contudo, é exatamente nessa época do ano que você precisa evitar água muito quente e banhos prolongados.
A água quente é capaz de retirar a camada protetora de óleo da pele, fazendo com que ela fique mais suscetível à desidratação. Então, nesses meses, prefira tomar banhos mornos e menores.
Aplique o seu hidratante logo após o banho
Aqui vai uma dica de ouro para o inverno: após o banho, será o momento em que a sua pele estará mais úmida ao longo do dia. Portanto, é o momento ideal para aplicar o seu hidratante.
Isso vai ajudar a selar a umidade na pele, evitando a perda excessiva de água com a baixa umidade.
Use protetor solar todos os dias
Deixar de aplicar protetor solar nos dias mais frios e nublados, é um dos maiores erros que muitas pessoas cometem. Afinal, os raios UV ainda podem causar um grande dano à pele durante o inverno, mesmo que o sol não esteja tão forte ou presente.
Portanto, não esqueça de passar protetor solar todos os dias antes de sair de casa.
Evite produtos que possuam álcool nos componentes
Produtos de skincare que contenham álcool na sua composição, podem ser bem agressivos e ressecar ainda mais a pele.
Então, atente-se a esse detalhe na hora de escolher os seus produtos de inverno.
Mantenha uma alimentação saudável
Por fim, mas não menos importante, ter uma dieta equilibrada, rica em antioxidantes, vitaminas e ácidos graxos, é extremamente benéfico para a saúde da pele, principalmente no inverno.
Alimentos como frutas, legumes, peixes e nozes podem contribuir para a hidratação da sua pele durante todo o inverno.
Enfim, colocando essas dicas em prática, você consegue criar uma rotina de cuidados com a pele que te ajuda a protegê-la contra o ressecamento e a desidratação. Dessa forma, você passará pelo inverno com a pele perfeita.
Hidratação adequada da pele no inverno: tenha um tratamento personalizado!
Ter um cronograma personalizado para cuidar da hidratação da pele no inverno, é uma das melhores formas de ter resultados excelentes!
Para isso, não há nada melhor do que contar com a ajuda de um dermatologista especializado, que possa te ajudar a conhecer a sua pele e definir os melhores produtos e estratégias.
O Dr. Filipe Farage é um dermatologista especializado em cuidados de hidratação com a pele.
Por isso, é a melhor escolha para quem deseja receber um tratamento especializado para cada época do ano, levando em consideração as suas características e necessidades individuais.