A presença de fungos nas unhas, também conhecida como onicomicose, é uma condição dermatológica com capacidade de impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas afetadas. Contudo, é uma condição bastante negligenciada também.
Embora seja comum, essa afecção pode resultar em complicações que podem se agravar ainda mais se não receberem o tratamento adequado.
Pensando nisso e sabendo da importância de tratar os fungos nas unhas, vamos falar um pouco mais sobre essa condição e fornecer algumas informações muito importantes para quem busca entender melhor como conviver com a onicomicose.
Portanto, se você faz parte do grupo de pessoas que sofrem com fungos nas unhas, continue acompanhando a leitura para tirar todas as suas principais dúvidas sobre o assunto.
Fungos nas unhas: como identificar o tipo que tenho?
Ao contrário do que muitos pensam, existem diferentes tipos de fungos nas unhas. É extremamente importante saber qual é o tipo em questão para montar um tratamento eficaz e personalizado.
Para descobrir qual é o tipo de fungo que tem na sua unha, é possível observar os sinais e sintomas e, em alguns casos, fazer exames de laboratórios para conseguir confirmar o diagnóstico e ter mais precisão.
Mas, de modo geral, as principais estratégias utilizadas para diagnosticar os fungos nas unhas incluem:
Análise da coloração e da textura da unha
A análise da coloração e da textura da unha pode fornecer algumas pistas importantes sobre o tipo de fungo que está presente.
Fungos dermatófitos, por exemplo, não costumam causar descoloração. No entanto, eles deixam a unha mais amarelada, esbranquiçada ou esverdeada em alguns casos.
Já outros tipos de fungos podem levar a alterações na espessura e na textura da unha, como a presença de manchas, sulcos ou deformidades.
Padrão de crescimento de fungos nas unhas
O padrão de crescimento da unha também pode ser um fator bem revelador sobre o tipo de fungo que está presente.
Certos tipos de fungos tendem a se desenvolver na borda livre da unha, enquanto outros podem se infiltrar abaixo da unha, causando elevação ou separação.
Então, é comum que os dermatologistas avaliem o padrão de crescimento para ter uma ideia de qual tipo de fungo pode estar causando a infecção.
Sintomas de fungos nas unhas
Além das alterações visuais, alguns sintomas adicionais podem ser relatados pelos pacientes que estão com fungos nas unhas. Aliás, esses sintomas também conseguem oferecer insights sobre o tipo de fungo presente.
A coceira, por exemplo, pode indicar a presença de fungos leveduriformes. Em contrapartida, a dor e a inflamação podem ser indícios de certas cepas de fungos dermatófitos.
Histórico médico e fatores de risco
É comum que os dermatologistas considerem o histórico médico e os fatores de risco apresentados pelo paciente.
Esses quesitos acabam sendo importantes, pois algumas variedades de fungos são mais comuns em determinadas populações, como atletas ou pessoas que possuem algum tipo de comprometimento imunológico.
Exames laboratoriais
Por fim, em casos mais complexos e difíceis de diagnosticar, os especialistas podem recorrer a exames laboratoriais, como culturas de unhas, para identificar o fungo com uma maior precisão.
Estes testes ajudam a determinar a cepa específica que está causando a infecção e são muito importantes para ajudar na tomada de decisão sobre os tratamentos mais eficientes em casa caso.
Quais fungos atacam as unhas?
Uma dúvida muito comum relacionada aos fungos de unha está relacionada a quais tipos de fungos são capazes de atacar as unhas.
Bom! Como comentamos, o tipo de fungo de unha impacta diretamente nos sintomas e no aspecto das unhas afetadas. De modo geral, os principais são:
Dermatófitos
Fungos dermatófitos são os responsáveis pela maioria dos casos de onicomicose. Geralmente, se alimentam de queratina, uma proteína altamente presente nas unhas, cabelos e na pele dos seres humanos.
Os principais sintomas dos fungos dermatológicos incluem a descoloração, o espessamento e casos de deformidades nas unhas.
Candida
Já o fungo Candida é capaz de causar infecções nas unhas, principalmente em pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido por algum motivo.
Nesses casos, os principais sintomas são unhas quebradiças, descoloração e inflamação ao redor das unhas que pode gerar dor e desconforto.
Fungos Leveduriformes
Leveduras, como a Cândida, também podem causar infecções nas unhas e costumam ser mais comuns em pessoas que molham as mãos frequentemente ou pessoas que têm diabetes.
Os principais sintomas dos fungos leveduriformes são unhas espessas, descoloração e coceira.
Fungos Não-Dermatófitos
Além dos dermatófitos, outros fungos não-dermatófitos podem causar infecções nas unhas, incluindo principalmente o Aspergillus e Scopulariopsis.
Contudo, no caso dessas infecções pode haver variação nos sintomas como, por exemplo, descoloração, espessamento e fragilidade das unhas.
Fusarium
O Fusarium é um tipo de fungo que pode causar infecções nas unhas, mais comum em climas tropicais, como em várias regiões do Brasil.
Os sintomas podem envolver descoloração, espessamento e deformidades nas unhas.
Trichophyton
O Trichophyton é um gênero de fungos dermatófitos que podem causar descoloração, descolamento da unha e até mesmo odor desagradável em casos mais extremos.
Moldes
Algumas infecções fúngicas nas unhas são causadas por fungos do grupo dos moldes. Eles causam sintomas como descoloração, deformidades e fragilidade das unhas.
Quais fungos deixam as unhas ocas?
Em alguns casos, a onicomicose pode resultar em uma condição conhecida como onicólise, que acontece quando a unha se descola do leito ungueal, criando um espaço oco entre a unha e o dedo.
Vários tipos de fungos podem causar esse efeito. Portanto, a onicólise pode estar associada a diferentes cepas de fungos. Por isso, é importante analisar os outros sintomas para ter certeza do diagnóstico.
O fungo dermatófito Trichophyton rubrum é conhecido por ser uma das principais causas de onicólise. Ele é responsável por infecções nas unhas que costumam levar à descolagem da unha do leito ungueal na grande maioria dos casos de infecção.
Além do Trichophyton rubrum, outros fungos, como alguns tipos de Candida e fungos não-dermatófitos, também podem levar a onicólise.
Portanto, é fundamental buscar orientação médica se você suspeitar que está tendo uma infecção fúngica nas unhas ou se estiver enfrentando sintomas como onicólise.
O tratamento para fungos nas unhas pode incluir antifúngicos tópicos ou orais, dependendo da gravidade e do tipo de infecção.
O Dr. Filipe Farage é um dermatologista especialista em fungos nas unhas. Portanto, ele pode te ajudar na identificação correta do seu tipo de fungo e na escolha do tratamento mais eficiente.
Então, se você sofre com fungo nas unhas e já não sabe mais o que fazer para se livrar deles, entre em contato conosco para agendar a sua consulta agora mesmo!