Premiações

Dr Filipe Farage

DR. FARAGE REVELA

Foliculite

O conceituado médico, que atua na área da dermatologia, atendendo na cidade de São Paulo, preparou este artigo em que você encontrará informações valiosas sobre sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção de diversas condições dermatológicas.

A foliculite é uma inflamação dos folículos pilosos que pode ocorrer em qualquer parte do corpo onde haja pelos. É causada por bactérias, fungos ou outros microrganismos que invadem os folículos. O problema é mais comum em homens e pode ser agudo ou crônico.

O que é Foliculite?

A foliculite é uma infecção dos folículos pilosos da pele. A inflamação é causada por uma infecção bacteriana, viral ou fúngica que afeta a raiz do pelo. A doença pode afetar qualquer parte do corpo onde haja pelos, incluindo o couro cabeludo, a barba, o pescoço, as axilas, o peito, as costas, as pernas e as nádegas.

 

Sintomas da Foliculite

Os sintomas da foliculite podem variar de acordo com a causa da infecção e a gravidade da doença. Os sinais mais comuns incluem: pequenas bolhas vermelhas, coceira, dor ou sensibilidade no local afetado, pus no interior das bolhas, pelos encravados, manchas avermelhadas na pele e cicatrizes.

 

Diagnóstico da Foliculite

O diagnóstico da foliculite é feito por um dermatologista através de uma avaliação visual da pele e pelos sinais e sintomas apresentados pelo paciente. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma cultura de pele para identificar o microrganismo causador da infecção.

 

Tratamento da Foliculite

O tratamento da foliculite depende da causa e gravidade da doença. Em casos leves, a infecção pode desaparecer sem tratamento. Para casos mais graves, pode ser necessário prescrever medicamentos tópicos ou orais para combater a infecção. Além disso, é importante manter a pele limpa e seca para prevenir novas infecções.

 

Prevenção da Foliculite

Para prevenir a foliculite, é importante manter a pele limpa e seca, usar roupas e toalhas limpas, evitar compartilhar objetos pessoais e lâminas de barbear, e evitar o uso de roupas apertadas ou tecidos sintéticos que podem irritar a pele. Além disso, é importante evitar a depilação com lâmina, optando por métodos menos agressivos como cera ou laser.

Quer ser atendido(a) pelo Dr. Farage?

Clique no botão abaixo e converse com minha secretária para agendar seu atendimento.

Mais alguns artigos

Artigos

Tratamentos modernos na prevenção da acne

A acne é uma condição dermatológica comum que afeta pessoas de todas as idades, especialmente adolescentes e jovens adultos. Ela ocorre devido à obstrução dos