As cicatrizes podem ser bem incômodas para muitas pessoas. Por isso, elas buscam por soluções eficientes que ajudem a eliminar essas marcas.
Mas a boa notícia é que existem ótimas opções de tratamentos que podem ajudar muito nesses casos, oferecendo excelentes resultados.
De modo geral, as cicatrizes resultam do processo natural de cicatrização da pele após a ocorrência de uma lesão. Por isso, diferentes tipos de lesões podem resultar em cicatrizes com características distintas.
Porém, dentre as principais causas e as suas respectivas características, estão:
As cicatrizes não são apenas marcas visíveis na pele. Afinal, em muitos casos, elas também acabam causando sintomas físicos e emocionais nos pacientes, incluindo:
Escolher o tratamento mais adequado para cicatrizes é um processo que requer uma análise cuidadosa por parte de um especialista, pois a decisão final vai depender de diversos fatores, incluindo o tipo, o tamanho, a localização e a gravidade das cicatrizes.
Atualmente, a avaliação sobre qual é o melhor tratamento para cicatrizes costumam envolver:
A cicatriz é o resultado do processo de recuperação da nossa pele após algum tipo de lesão. Mas as causas mais comuns são: acne, feridas e traumas, queimaduras e cirurgias.
Basicamente, existem 4 tipos. São eles:
Hipertróficas: avermelhadas e textura elevada, mas não ultrapassam o limite da lesão;
Normotróficas: são as mais comuns e apresentam a mesma textura e tonalidade da pele antes da lesão, mas deixa a pele levemente marcada;
Queloides: sua principal característica é se estender para além da borda da lesão,
E contraturas: são aquelas que podem resultar em restrição de movimento, por causa da junção do tecido subjacente com a pele durante a cicatrização.
As opções de tratamento variam, pois dependem de vários fatores, como o tipo, a gravidade, a localização e o tamanho da cicatriz, podendo incluir tratamentos conservadores, procedimentos minimamente invasivos ou procedimentos cirúrgicos.
Está em busca de melhorar as suas cicatrizes de forma eficiente? Então, agende a sua consulta com o Dr. Filipe Farage e conheça quais opções de tratamento são adequadas para você!