Premiações

Dr Filipe Farage

DR. FARAGE REVELA

Desmistificando a psoríase: perspectivas para um futuro melhor!

O conceituado médico, que atua na área da dermatologia, atendendo na cidade de São Paulo, preparou este artigo em que você encontrará informações valiosas sobre sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção de diversas condições dermatológicas.

A psoríase é uma condição mal interpretada muitas vezes, mas que continua sendo um grande mistério para a maioria das pessoas até hoje.

Estamos falando de uma condição de pele que tem desafiado não apenas os pacientes, mas também o conhecimento de grandes profissionais da saúde. 

Com isso, quem recebe um diagnóstico de psoríase pode se ver envolto de muitas dúvidas que parecem não ter respostas certas. É sobre elas que queremos comentar neste conteúdo!

Vamos te contar todos os detalhes e informações sobre essa condição que você precisa conhecer, para oferecer conhecimento, apoio e empatia para quem está enfrentando os desafios dessa condição.

Portanto, continue aqui nos acompanhando para conferir todos os detalhes!

O que é a psoríase?

Trata-se de uma condição de pele que se caracteriza pelo aparecimento de manchas avermelhadas, espessas e que descamam, que podem aparecer em diferentes partes do corpo.

Essas placas que surgem na pele podem causar bastante desconforto físico, incluindo coceira, sensação de queimação e até mesmo dor na maioria dos casos. Por isso, afeta muito a qualidade de vida dos pacientes.

Essa doença é o resultado de um processo acelerado de renovação celular da pele. 

Normalmente, as células da pele passam por um ciclo de vida que dura cerca de um mês. Mas em indivíduos com essa condição, esse ciclo reduz para apenas alguns dias.

Esse rápido acúmulo de células mortas na superfície da pele é o que leva à formação das placas que são características da condição.

Além disso, é muito importante ressaltar que a psoríase não é contagiosa, ao contrário do que muitos acreditam.

Por que surge a psoríase?

Um dos principais pontos de dúvida sobre essa condição é como ela surge. Contudo, o motivo exato da sua origem não é totalmente conhecido pelos estudos e pelos médicos.

O que se acredita é que existe uma combinação de fatores genéticos, imunológicos e ambientais que possuem um papel extremamente relevante no desenvolvimento da psoríase. 

Quando afetam os pacientes, tornam propício o desenvolvimento da condição.

Alguns dos fatores que mais costumam ser considerados como causadores da psoríase incluem:

Fatores genéticos

A psoríase tem um forte componente genético, o que significa que os indivíduos com parentes de primeiro grau que têm a doença, contam com um risco maior de acabar desenvolvendo a condição também.

Disfunção do sistema imunológico

A psoríase é considerada uma doença autoimune, onde o próprio sistema imunológico ataca as células saudáveis da pele. 

Em indivíduos com psoríase, as células T, um tipo de célula do sistema imunológico, são ativadas de forma anormal, desencadeando uma resposta inflamatória. 

Essa inflamação é o que promove o rápido crescimento e o consequente acúmulo de células da pele, resultando nas placas da psoríase.

Ciclo de renovação celular alterado

Na psoríase, o ciclo de renovação celular da pele está acelerado. Enquanto nas pessoas saudáveis, as células da pele levam cerca de um mês para se renovar, em indivíduos com psoríase, esse processo pode ocorrer em apenas alguns dias.

Como estamos falando das possíveis formas de surgimento da doença, cabe destacar que essa condição não ocorre por falta de higiene.

Psoríase é emocional?

Assim como acontece com outras condições de pele, a psoríase pode se agravar por conta do emocional, que pode desempenhar um papel direto no desenvolvimento e na gestão dos sintomas dessa condição.

De modo geral, podemos dizer que os elevados níveis de estresse e algumas outras condições emocionais podem influenciar a gravidade dos surtos de psoríase e afetar a qualidade de vida dos pacientes.

O estresse é conhecido, inclusive, por ser um fator desencadeador e agravante da psoríase. 

Situações estressantes podem levar a surtos do quadro ou então a uma piora dos sintomas já existentes.

Afinal, o nosso sistema imunológico tem a capacidade de reagir a situações de estresse por meio de respostas inflamatórias que afetam a pele.

Portanto, o estresse crônico pode criar um ciclo no qual o corpo passa a responder ao estresse com uma inflamação persistente, podendo aumentar a gravidade da psoríase.

Porém, mesmo que esses fatores emocionais também possam influenciar no aparecimento ou na piora dos quadros de psoríase, eles não são a única causa comprovada da condição.

Psoríase tem cura ou tratamento?

Atualmente, a psoríase não tem uma cura definitiva. Mas a boa notícia é que existem várias opções de tratamento disponíveis que podem ajudar no controle dos sintomas e na melhora da qualidade de vida dos pacientes de forma eficaz.

Os objetivos principais do tratamento da psoríase incluem aliviar a inflamação, reduzir a descamação e prevenir novos surtos. Desse modo, algumas das opções mais eficientes incluem:

  • Cuidados tópicos: (loções, cremes e pomadas);
  • Fototerapia;
  • Medicamentos sistêmicos: (orais ou injetáveis);
  • Terapia combinada;
  • Mudanças no estilo de vida,
  • Gestão do estresse.

É importante destacar que o tratamento da psoríase é individual. Desse modo, o médico pode ajustar a abordagem com base na resposta que cada paciente apresentou ao longo do tratamento.

Perspectivas de futuro para o controle da psoríase

As perspectivas de futuro para o controle da psoríase são promissoras, com avanços contínuos tanto na compreensão da condição, como no desenvolvimento de novas terapias que será possível integrar aos tratamentos convencionais.

Para começar, as terapias biológicas, por exemplo, estão se mostrando muito eficazes no tratamento da condição. Além disso, novos medicamentos biológicos também continuam a se desenvolver. 

Estes tratamentos visam modular componentes específicos do sistema imunológico, proporcionando um controle mais preciso da inflamação promovida pela psoríase.

As terapias com alvos específicos também estão ganhando destaque, pois são mais focadas em identificar alvos moleculares específicos que estejam envolvidos na patogênese da psoríase.

E claro! A terapia genética também ganha força com o passar do tempo e se apresenta como uma área promissora dentro do contexto de tratamento da psoríase. 

A capacidade de modificar geneticamente as células envolvidas na resposta imunológica, pode nos oferecer novas abordagens terapêuticas para controlar a condição no futuro.

Dessa forma, mesmo que a psoríase ainda não tenha uma cura definitiva até então, a pesquisa e inovação estão aqui para oferecer esperança para um controle mais eficaz e uma melhora da qualidade de vida dos pacientes no futuro.

Os tratamentos mais modernos

Como comentamos, existem alguns tratamentos mais modernos para essa condição que estão sendo estudados e desenvolvidos, que devem passar a ser utilizados de forma mais ampla em alguns anos.

Dentre eles, alguns dos principais que merecem mais destaque estão:

  • Terapias biológicas: essas terapias são feitas com base em medicamentos que visam atingir componentes específicos do sistema imunológico envolvidos na psoríase. 
  • Inibidores de Janus Kinase (JAK): medicamentos inibidores de JAK atuam na modulação da resposta inflamatória. Eles estão sendo estudados e utilizados para o tratamento da condição.
  • Inibidores de Fosfodiesterase-4 (PDE-4)
  • Terapia Fotodinâmica: essa abordagem é feita pela combinação de uma substância fotossensível com a exposição à luz para tratar lesões da pele, podendo ser empregada em alguns casos de psoríase.
  • Agentes tópicos avançados: além dos tratamentos orais e injetáveis, novas formulações tópicas estão sendo desenvolvidas, incluindo espumas, géis e cremes, que podem proporcionar uma maior eficácia para os resultados do tratamento.

Em casos de psoríase, o mais importante é buscar a ajuda de profissionais especializados no assunto como o Dr. Filipe Farage, que tem acesso aos tratamentos mais inovadores e eficientes.

Portanto, se você está sofrendo com os sintomas da psoríase e quer encontrar uma solução eficiente, que te ajude a melhorar a sua qualidade de vida, agende a sua consulta com a gente agora mesmo!

Quer ser atendido(a) pelo Dr. Farage?

Clique no botão abaixo e converse com minha secretária para agendar seu atendimento.

Mais alguns artigos