Premiações

Dr Filipe Farage

DR. FARAGE REVELA

Aprendendo a conviver com a urticária

O conceituado médico, que atua na área da dermatologia, atendendo na cidade de São Paulo, preparou este artigo em que você encontrará informações valiosas sobre sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção de diversas condições dermatológicas.

Você sabe o que é urticária e como reconhecer e diferenciar essa condição dermatológica de outras condições?

Infelizmente, a urticária é uma condição dermatológica bastante comum que pode afetar pessoas de todas as idades, causando bastante desconforto físico e até mesmo emocional.

A condição se caracteriza principalmente pela presença de manchas vermelhas elevadas que podem gerar coceira intensa. 

Além disso, existem várias formas e causas desse problema, que vão desde aquelas desencadeadas por alergias a alimentos e medicamentos, até fatores como o estresse.

Então, se você acha que pode estar sofrendo com urticária e quer tirar as suas principais dúvidas sobre essa condição, continue acompanhando o conteúdo com a gente e conheça algumas das melhores dicas para lidar com os sintomas!

O que é urticária?

Em primeiro lugar, vamos responder à dúvida mais comum: o que é a urticária e quais são as suas características?

Trata-se de uma condição dermatológica relacionada ao surgimento de manchas vermelhas na pele. Geralmente, são elevadas e coçam bastante.

Essas lesões são chamadas de pápulas e costumam aparecer de forma repentina. Além disso, elas podem surgir de maneira localizada, em uma área específica do corpo ou espalhadas em várias partes.

Na grande maioria dos casos, ela acontece por conta de alguma reação alérgica ou imunológica, que leva à liberação de histamina e outras substâncias químicas no organismo. 

Essas substâncias provocam a dilatação dos vasos sanguíneos na pele. Por isso, resultam na formação dessas manchas avermelhadas características da urticária.

Além disso, essa condição pode se desencadear por diversos fatores. Isso inclui, por exemplo, alimentos, medicamentos, picadas de insetos, exposição ao frio ou ao calor, estresse e diversas outras causas.

Quais os tipos de urticárias?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem diversos tipos de urticárias, cada um com as suas próprias características e causas específicas. Então, vamos conhecer algumas das principais a seguir:

Urticária aguda

Esse é um dos tipos mais comuns. Geralmente, ocorre por reação alérgica a alimentos, medicamentos, picadas de insetos, infecções virais ou fatores ambientais. 

As lesões cutâneas típicas da urticária aguda costumam desaparecer dentro de algumas horas ou dias, ou seja, não duram mais de seis semanas.

Urticária crônica

Ao contrário da urticária aguda, esse tipo persiste por mais de seis semanas e pode durar de meses a anos.

As principais causas desse tipo podem estar relacionadas a condições autoimunes.

Urticária Crônica Espontânea (UCE)

Por fim, esse é um subtipo comum de urticária crônica. A sua principal característica são as lesões cutâneas que ocorrem sem uma causa específica que seja possível de identificar. 

Ela pode durar mais de seis semanas e é comum a recorrência dos sintomas.

Como você deve imaginar, cada um desses tipos exige a adoção de uma abordagem de tratamento diferente.

Por isso, é indispensável consultar um dermatologista experiente no assunto para receber um diagnóstico preciso e ter acesso a um plano de tratamento adequado.

Quais os sintomas da urticária?

Além da presença comum das manchas vermelhas e elevadas na pele, independente de qual é o tipo, pode gerar alguns outros sintomas bastante desconfortáveis para os indivíduos. Eles também ajudam no diagnóstico da condição.

Os principais sintomas associados à presença da urticária na pele incluem:

Coceira intensa

A coceira é um sintoma comum dessa condição e pode variar de leve a intensa. Em alguns casos, ela pode ser tão desconfortável a ponto de interferir nas atividades diárias e no sono dos pacientes.

Inchaço (edema)

Além das pápulas, a urticária também pode causar inchaço nas áreas afetadas da pele, principalmente ao redor dos olhos, lábios, mãos, pés e genitais.

Sensação de queimação ou picada

Algumas pessoas podem sentir uma sensação de queimação ou picada nas áreas da pele afetadas pelo problema.

Recorrência das lesões

As lesões cutâneas típicas dessa condição aparecem geralmente de forma repentina e desaparecem dentro de algumas horas, além de também aparecerem em outro lugar do corpo. 

Este ciclo de aparecimento e desaparecimento das lesões é uma característica bastante comum e típica dos quadros de urticária.

Sintomas sistêmicos

Em alguns casos mais graves, a urticária pode levar ao surgimento de sintomas sistêmicos, como febre, dor nas articulações, inchaço da garganta, dificuldade respiratória e anafilaxia.

Apesar de esses serem os principais sintomas que estão associados a esse problema na grande maioria dos casos, é importante entender que eles podem variar de uma pessoa para outra. 

Mas nem todos os indivíduos acabam tendo todos os sintomas que comentamos.

Além disso, vale destacar que quando falamos em urticária, os sintomas podem ser intermitentes e recorrentes ao longo do tempo.

Dicas para aliviar e conviver com os sintomas da urticária

Está sofrendo com os sintomas da urticária e precisa de dicas para lidar e conviver com a condição?

Sabemos muito bem o quanto lidar com a urticária pode ser desafiador no dia a dia. Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a amenizar os sintomas:

Evite os gatilhos

Busque identificar e evitar os gatilhos que podem desencadear uma reação de urticária. Isso pode incluir alimentos, medicamentos, exposição a certos tipos de clima, estresse emocional, entre outros.

Use roupas folgadas e leves

Roupas apertadas podem irritar a pele e piorar os sintomas da urticária. Então, opte por roupas mais folgadas e leves, feitas de materiais respiráveis, como algodão.

Mantenha a pele fresca

Evite tomar banhos ou duchas com água muito quente, pois isso pode desencadear uma reação de urticária. Ao contrário, prefira água morna e use sabonetes suaves e sem perfume para limpar a pele.

Aplique compressas frias

Fazer a aplicação de compressas frias nas áreas afetadas da pele pode ajudar a aliviar a coceira e a reduzir o inchaço associado à urticária.

Use cremes ou loções calmantes

Aplique cremes e loções calmantes nas áreas afetadas da pele, pois isso ajuda a acalmar a coceira e a irritação relacionadas à urticária.

Anti-histamínicos

Medicamentos anti-histamínicos de venda livre podem ajudar a controlar os sintomas da urticária, pois eles reduzem a coceira e a inflamação da pele.

Consulte um dermatologista

Enfim, se você está enfrentando sintomas persistentes ou mais graves de urticária, é indispensável consultar um dermatologista especializado em alergias. 

Afinal, esses profissionais podem te ajudar a determinar a principal causa da sua urticária e a desenvolver um plano de tratamento personalizado para o seu quadro.

O Dr. Filipe Farage é especializado em tratamentos de doenças de pele como a urticária, contando com as melhores abordagens de tratamentos e cuidados para cada caso.

Entre em contato agora mesmo e agende a sua consulta.

Quer ser atendido(a) pelo Dr. Farage?

Clique no botão abaixo e converse com minha secretária para agendar seu atendimento.

Mais alguns artigos

Artigos

Tratamentos modernos na prevenção da acne

A acne é uma condição dermatológica comum que afeta pessoas de todas as idades, especialmente adolescentes e jovens adultos. Ela ocorre devido à obstrução dos