A pitiríase versicolor, também conhecida como micose de praia, é uma infecção fúngica superficial da pele causada pelo fungo Malassezia.
Um dermatologista é o profissional responsável por avaliar cada caso e diagnosticar se, de fato, trata-se de uma pitiríase versicolor e indicar o melhor tratamento.
Veja a seguir alguns sintomas e como tratar:
Sintomas da pitiríase versicolor
Um dos principais sintomas da pitiríase versicolor é o aparecimento de manchas na pele, que podem ser esbranquiçadas, rosadas, ou acastanhadas, dependendo do tom da pele do indivíduo.
Essas manchas geralmente aparecem no tronco, pescoço, ombros e parte superior dos braços.
Além das manchas, a pele afetada pode apresentar uma leve descamação, que se torna mais evidente ao se raspar a área. Muitas vezes, as manchas não causam coceira, mas em alguns casos pode haver um leve prurido.
Outro sintoma comum é a ausência de bronzeamento nas áreas afetadas, que ficam mais evidentes após exposição ao sol. A pitiríase versicolor tende a ser mais comum em climas quentes e úmidos e pode se agravar com o suor excessivo e o uso de roupas apertadas.
Tratamentos da pitiríase versicolor
O tratamento da pitiríase versicolor envolve o uso de antifúngicos para eliminar o fungo Malassezia e controlar a infecção. Geralmente, o tratamento inicial inclui o uso de medicamentos tópicos, como cremes, loções, géis ou xampus.
Esses produtos devem ser aplicados diretamente nas áreas afetadas por um período que varia de alguns dias a algumas semanas, dependendo da gravidade da infecção, mas quem fará essa indicação de maneira correta é o seu dermatologista.
Em casos mais extensos ou quando o tratamento tópico não é suficiente, o médico dermatologista pode prescrever antifúngicos orais. Esses medicamentos ajudam a combater a infecção de dentro para fora e são geralmente eficazes em pouco tempo.
Além disso, é importante adotar medidas preventivas para evitar a pitiríase versicolor e a recorrência da infecção, como manter a pele seca e limpa, evitar o uso de roupas apertadas e lavar regularmente as áreas propensas com um xampu antifúngico, especialmente em climas quentes e úmidos.
Como agendar consulta com dermatologista
Um dermatologista é um médico especializado no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e condições relacionadas à pele, cabelos, unhas e mucosas.
O diagnóstico de pitiríase versicolor é geralmente feito por um dermatologista, que pode recomendar tratamentos tópicos ou orais para controlar a infecção, por isso, é tão importante contar com um profissional capacitado nesse momento.
Para agendar uma consulta com o Dr. Farage, médico dermatologista, é muito simples, basta você clicar em agende sua consulta aqui e logo você será redirecionado para o site e clicar em “agende agora”.
Mas se você deseja ainda mais agilidade, poderá agendar sua consulta pelo WhatsApp clicando no ícone no canto inferior direito do site, ou no link da bio do Instagram e conversar com a equipe do Dr. Filipe Farage agendando o melhor dia e horário para a sua consulta.