Premiações

Dr Filipe Farage

DR. FARAGE REVELA

Tipos de micose de unha: Cuidados e prevenção

O conceituado médico, que atua na área da dermatologia, atendendo na cidade de São Paulo, preparou este artigo em que você encontrará informações valiosas sobre sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção de diversas condições dermatológicas.

Ao contrário do que muitos pensam, existem diferentes tipos de micose de unha. Aliás, as unhas são grandes indicadores de saúde e de bem-estar do nosso organismo como um todo.

No entanto, mesmo as mãos e os pés mais bem cuidados podem se tornar vítimas dessa condição tão desafiadora, capaz de afetar bastante a qualidade de vida e a autoestima dos indivíduos afetados.

Pensando nisso, decidimos trazer esse conteúdo para falar um pouco mais sobre os principais tipos de micose de unha, os cuidados, formas de prevenção e as opções de tratamento disponíveis atualmente. Acompanhe!

O que é a micose de unha?

Antes de conhecer os tipos de micose de unha, vamos entender o que é essa condição e como ela afeta o nosso corpo.

A micose de unha, ou onicomicose em termos técnicos, é uma infecção que ocorre por fungos e que pode afetar as unhas das mãos e dos pés.

Essa condição é considerada muito comum e se caracteriza principalmente por afetar a saúde das unhas, causando mudanças na sua aparência e na sua textura.

Os fungos causadores da micose de unha geralmente prosperam em ambientes mais quentes, com bastante umidade e escuros, como dentro dos sapatos ou em locais públicos, como piscinas e vestiários.

Os primeiros sinais de micose de unha podem incluir descoloração da unha (esbranquiçada ou amarelada), aumento da espessura, descolamento da unha do leito e fragilidade.

Principais tipos de micose de unha

A micose de unha, ao contrário do que muitos pensam, não aparece apenas de uma maneira ou de forma homogênea. Na realidade, existem diferentes tipos dessa infecção, cada um com as suas principais características.

Conhecer um pouco mais sobre esses tipos é muito interessante para que os pacientes possam identificar a condição corretamente e adotar o tratamento mais adequado.

Confira mais sobre quais são os principais tipos de micose de unha:

Onicomicose Subungueal Distal Lateral

Nesse tipo de micose de unha, a infecção se manifesta com uma textura e/ou coloração alterada por baixo da unha. 

Geralmente, é possível observar uma descoloração amarelada-esbranquiçada e onicólise, que é o descolamento da unha do leito.

Onicomicose Superficial Branca

Já na onicomicose superficial branca, a infecção se limita à superfície da unha, apresentando pequenas manchas brancas. 

A unha afetada pode se tornar muito mais áspera e se desintegrar facilmente, indicando uma invasão mais profunda do fungo.

Onicomicose Subungueal Proximal

Por fim, esse tipo se caracteriza pelo aparecimento inicial da infecção na parte proximal da unha conforme ela cresce. Por isso, é muito importante monitorar a evolução da infecção e adotar medidas preventivas.

Cada tipo de micose de unha pode ter sintomas diferentes e necessita do uso de abordagens específicas de tratamento para ser eficiente.

Portanto, se você identificar qualquer alteração nas suas unhas, seja dos pés ou das mãos, é essencial consultar um profissional especializado no assunto para receber um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

Métodos de prevenção: cuidados com a unha para evitar micose

A prevenção da micose de unha é fundamental para evitar a ocorrência dessa infecção que pode ser muito desagradável e persistente.

Para isso, aqui estão algumas medidas simples que você pode adotar na sua rotina diária para proteger as suas unhas:

Evite andar descalço em locais úmidos

Ambientes como vestiários, saunas, chuveiros públicos e áreas ao redor de piscinas são propícios ao crescimento de fungos.

Então, é recomendado sempre usar calçados apropriados quando for caminhar nesses locais para evitar o contato direto com o chão.

Mantenha os pés sempre bem secos e limpos

Seque bem os seus pés, principalmente entre os dedos após o banho ou atividades que envolvam transpiração. 

Além disso, é essencial manter as unhas dos pés curtas e limpas, e trocar as meias diariamente.

Use calçados respiráveis

Opte por utilizar sapatos feitos de materiais que permitam a ventilação, como couro ou tecidos naturais, e evite usar calçados apertados ou que possam causar excesso de umidade na região dos pés.

Evite compartilhar objetos pessoais

Não compartilhe toalhas, meias, calçados ou quaisquer outros objetos de uso pessoal com outras pessoas, pois isso pode facilitar a transmissão de fungos.

Cuide da higiene dos pés em ambientes públicos

Quando precisar frequentar locais como salões de beleza, procure sempre se certificar de que os instrumentos utilizados na manicure e na pedicure estejam adequadamente esterilizados para evitar a contaminação cruzada.

Use produtos antifúngicos para prevenir micose de unha

Se você já tiver uma maior propensão a infecções fúngicas, como em casos de atletas ou de pessoas com histórico de micose de unha, é recomendável fazer o uso regular de produtos antifúngicos, como talcos e sprays para os pés.

Seguindo essas medidas de prevenção, é possível reduzir bastante o risco de contrair micose de unha.

No entanto, se você notar qualquer alteração nas suas unhas, como mudança na cor, textura ou espessura, é essencial consultar um dermatologista ou um podólogo especializado no assunto.

Assim, você poderá iniciar o tratamento o quanto antes e aumentar as chances de sucesso.

Enfim, se você já notou a presença desses sintomas e deseja receber orientação personalizada sobre como cuidar da saúde das suas unhas da forma certa, agende a sua consulta com o Dr. Filipe Farage.

No site, você pode encontrar mais informações sobre as suas especialidades e fazer o agendamento da sua consulta, para iniciar o melhor tratamento e restaurar a beleza e a saúde das suas unhas!

Quer ser atendido(a) pelo Dr. Farage?

Clique no botão abaixo e converse com minha secretária para agendar seu atendimento.

Mais alguns artigos