Premiações

Dr Filipe Farage

DR. FARAGE REVELA

Principais Causas de Queda de Cabelo e Soluções

O conceituado médico, que atua na área da dermatologia, atendendo na cidade de São Paulo, preparou este artigo em que você encontrará informações valiosas sobre sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção de diversas condições dermatológicas.

Conhecer as principais causas de queda de cabelo é o sonho de todas as pessoas que lidam com essa preocupação diariamente.

A queda de cabelo costuma ser uma experiência bem difícil e emocionalmente desafiadora para qualquer pessoa, em qualquer idade. Afinal, é capaz de afetar a autoestima e a confiança. 

No entanto, antes de entrar em pânico e se desesperar, é muito importante compreender as raízes do problema e as soluções que estão disponíveis para tratar o seu caso.

Por isso, desenvolvemos esse post para explicar melhor quais são as causas mais comuns da queda de cabelo e os principais tratamentos para essas condições. Com isso em mãos, você saberá quando procurar ajuda.

De modo geral, existem diversas causas diferentes para a queda de cabelo. Por isso, para ter um diagnóstico preciso, é indispensável consultar um médico dermatologista especializado no assunto.

Principais Causas de Queda de Cabelo

Dentre todas as causas mais comuns para queda de cabelo, as principais e mais diagnosticadas ao redor do mundo em pessoas que relatam o problema são:

Alopecia Androgenética

Uma das principais causas de queda de cabelo e que mais costumam gerar preocupação, é a alopecia androgenética, muito mais conhecida na sociedade geral como calvície.

Essa condição tem uma base genética e a sua principal causa é a sensibilidade dos folículos capilares aos hormônios sexuais, principalmente a di-hidrotestosterona (DHT).

Como resultado, os fios de cabelo das pessoas acometidas pela alopecia androgenética, acabam ficando mais finos e frágeis com o passar do tempo e, consequentemente, a densidade capilar diminui progressivamente.

Contudo, não precisa se desesperar antes da hora, pois a alopecia androgenética possui algumas opções de tratamentos. Nesse caso, o profissional pode testar e verificar se funcionam para o seu caso.

Para lidar com a alopecia androgenética, o tratamento principal inclui o uso de medicamentos que ajudam a estimular o crescimento capilar e reduzir a perda de fios de cabelo com o tempo.

Já para casos que não há mais o que ser feito, existem ainda os procedimentos de transplante capilar. Eles servem para restaurar as áreas que a alopecia androgenética afeta e possuem a vantagem de ser uma solução permanente.

Eflúvio Telógeno

O eflúvio telógeno é outra causa muito comum da queda de cabelo e está relacionado a eventos muito estressantes, como cirurgias, doenças graves, flutuações hormonais, gravidez ou estresse emocional.

Ele acontece, pois, esses fatores são capazes de interromper o ciclo normal de crescimento dos cabelos e pelos, levando os folículos capilares a entrarem em uma “fase de repouso”.

A característica principal do Eflúvio Telógeno é o aumento gradual da queda dos fios. Isso acaba ficando muito nítido quando o paciente está penteando os cabelos e tomando banho, por exemplo.

Esse aumento da queda começa a aparecer cerca de 3 meses após o evento.

Para esses quadros, o tratamento começa com a compreensão de qual é a causa subjacente do problema.

Por isso, reduzir o estresse, adotar dietas mais equilibradas e tratar as demais condições médicas, são as principais estratégias utilizadas para Eflúvio Telógeno.

Para ajudar no processo de diminuição da queda capilar, também é comum que os especialistas indiquem suplementação de vitaminas e minerais, como a biotina e o ferro.

A boa notícia é que, após identificar a causa principal e começar o tratamento adequado, é possível controlar e reverter a queda de cabelo devido ao eflúvio telógeno.

Falta de vitaminas e minerais

A deficiência de vitaminas e minerais essenciais para o nosso organismo, também pode ser uma das causas de queda de cabelo.

Isso acontece porque quando o organismo carece de nutrientes como ferro, biotina, zinco e vitamina D, os folículos capilares acabam ficando mais fracos com o tempo, levando à queda.

Geralmente, para combater a queda de cabelo que está relacionada à falta de vitaminas e minerais, é recomendado adotar uma dieta equilibrada e rica em nutrientes.

Bem como realizar uma suplementação com vitaminas específicas, que auxiliam na reposição de vitaminas e minerais.

Anemia

Por fim, um último fator muito comum de queda de cabelo é a anemia. Essa é uma condição que se caracteriza pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis e de ferro no organismo.

Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de anemia, há uma redução na entrega de oxigênio aos folículos capilares. Como consequência, isso pode causar a queda excessiva de cabelo.

Nesses casos, o tratamento da queda deve estar associado ao da anemia. Ele começa com a correção da deficiência de ferro através da suplementação e o acompanhamento médico regular.

Quando é possível tratar a anemia com sucesso, o crescimento capilar tende a voltar ao normal com o tempo.

Como saber se estou com queda de cabelo excessiva?

Está com dúvidas se você realmente está passando por uma situação de queda de cabelo excessiva? Então, saiba que existem alguns fatores que você pode analisar para chegar a uma conclusão. Confira a seguir:

Avalie a quantidade de cabelo no travesseiro e no chuveiro

É normal perder alguns fios de cabelo todos os dias. Mas, se você notar um aumento expressivo na quantidade de cabelo que cai quando você penteia, escova ou lava o cabelo, pode ser um sinal de queda excessiva.

Observe a densidade capilar

Se você perceber que a sua linha capilar está recuando, seu couro cabeludo está ficando mais visível ou que a densidade do cabelo está diminuindo, isso também é um indicativo de queda de cabelo excessiva.

Dor ou sensibilidade no couro cabeludo

Por fim, se você notar um aumento na quantidade de fios de cabelo que estão caindo diariamente e, ao mesmo tempo, vem sentindo bastante sensibilidade ou dor no couro cabeludo, é um sinal de queda excessiva. 

Nesse caso, é possível que você tenha alguma condição capilar mais séria.

Tratando as causas da sua queda de cabelo

Sabemos que passar pela queda de cabelo pode ser um desafio tanto físico como emocional. Mas contar com ajuda especializada nesses momentos pode fazer toda a diferença.

Portanto, se você está em busca de um especialista em queda de cabelo e cuidados com a pele, conheça o Dr. Filipe Farage. Afinal, ele é um dermatologista experiente, que dedica a sua carreira ao tratamento de problemas capilares e dermatológicos.

Não se esqueça que a queda de cabelo pode ser tratada com sucesso. Além disso, com os recursos certos, é possível recuperar a saúde e a vitalidade dos seus cabelos.

Conheça um pouco mais sobre as especialidades do Dr. Filipe Farage e agenda a sua consulta através do nosso site!

Quer ser atendido(a) pelo Dr. Farage?

Clique no botão abaixo e converse com minha secretária para agendar seu atendimento.

Mais alguns artigos

Artigos

Tratamentos modernos na prevenção da acne

A acne é uma condição dermatológica comum que afeta pessoas de todas as idades, especialmente adolescentes e jovens adultos. Ela ocorre devido à obstrução dos