Premiações

Dr Filipe Farage

DR. FARAGE REVELA

Micose de Unha: Causas, Sintomas e Tratamento

O conceituado médico, que atua na área da dermatologia, atendendo na cidade de São Paulo, preparou este artigo em que você encontrará informações valiosas sobre sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção de diversas condições dermatológicas.

A micose de unha é uma infecção de fungos que pode afetar as unhas das mãos e dos pés e que, geralmente, gera bastante incômodo para os pacientes, principalmente por conta da sua aparência.

Também muito conhecida como onicomicose, a micose de unha costuma se manifestar de maneira persistente. Se não for tratada de maneira certa, pode levar a complicações mais sérias, afetando tanto a estética das unhas, quanto a saúde.

Por isso, decidimos trazer um conteúdo especial para falar sobre micose de unha, que é uma condição que afeta milhões de pessoas.

Nas próximas linhas, falaremos um pouco mais sobre o que é essa condição, suas causas mais comuns, os principais sintomas associados e os tipos de tratamento disponíveis.

Com esse conhecimento, você poderá identificar se está lidando com micose de unha e procurar ajuda especializada. Confira!

O que é micose de unha?

Como comentamos acima, esse problema é uma infecção fúngica, ou seja, causada por fungos, que pode afetar as unhas das mãos e dos pés.

De modo geral, essa é uma condição bem comum e, em muitos casos, persistente e difícil de tratar. Além disso, ela pode causar desconforto, deformidades nas unhas e afetar a autoestima, já que o seu aspecto não é nada agradável.

Na grande maioria dos casos, a micose de unha é causada por fungos dermatófitos ou por leveduras. Contudo, ela também pode surgir por conta de outros tipos de fungos.

Mas o que causa a micose de unha

Esses micro-organismos encontram um ambiente propício para crescer nas unhas quando há uma exposição muito frequente à umidade, calor ou à falta de ventilação, fazendo com que o local se torne ideal para que eles vivam e cresçam.

Afinal, quais são as causas principais da micose de unha?

Diferentes tipos de fungos podem causar esse problema, mas principalmente os que chamamos de dermatófitos. 

Trata-se de fungos especializados em se alimentar da queratina, uma proteína encontrada em unhas, cabelos e em camadas mais superficiais da pele.

Algumas das principais causas que podem levar ao surgimento desse problema em um indivíduo são:

Excesso de umidade e de calor

Os fungos adoram ambientes quentes e úmidos. Isso ajuda a explicar o que torna a infecção fúngica mais comum nas unhas dos pés, já que os sapatos fechados acabam transformando essas unhas em um ambiente perfeito para o crescimento de fungos.

Quando os pés passam muito tempo suando e sem receber a ventilação adequada, há excesso de umidade e de calor nas unhas. Isso acaba levando ao desenvolvimento da micose de unha.

Lesões nas unhas ou na pele ao redor

Qualquer ferimento, arranhado, machucado nas unhas ou na pele ao redor, pode acabar se transformando em uma porta de entrada para os fungos.

Afinal, eles conseguem se infiltrar mais facilmente através dessas pequenas aberturas.

Contato com esses fungos

Caminhar descalço em locais públicos como piscinas, vestiários, saunas e chuveiros, onde outras pessoas possam ter deixado fungos, também aumenta o risco de contrair a infecção.

Calçados inadequados

Sapatos apertados ou que não permitem circulação de ar nos pés, podem criar um ambiente favorável para o crescimento de fungos nas unhas. 

Além disso, o uso prolongado de sapatos fechados mantém os pés úmidos, o que também facilita a infecção.

Como identificar a micose de unha?

Os sintomas podem variar, mas existem algumas características bem comuns que ajudam a diagnosticar essa infecção.

Geralmente, a micose de unha se manifesta nas unhas das mãos ou dos pés acompanhada de um, ou mais dos seguintes sintomas:

  • Descoloração das unhas;
  • Espessamento e engrossamento das unhas à medida que a infecção progride;
  • Descamação;
  • Fragilidade;
  • Deformação;
  • Dor e desconforto,
  • Odor desagradável vindo das unhas afetadas, que podem se estender para os calçados e meias.

Um ponto muito importante de ressaltar sobre os quadros de micose de unha, é que esse tipo de infecção pode afetar uma ou mais unhas ao mesmo tempo. A sua progressão pode ser lenta, com uma piora geral dos sintomas ao longo do tempo.

Como é feito o tratamento da micose de unha?

Apesar de ser um processo longo e difícil, a boa notícia é que é possível tratar a micose de unha de maneira eficiente.

No entanto, o tratamento eficaz vai depender muito mais da gravidade da infecção e da persistência dos pacientes em seguir todas as etapas do tratamento corretamente.

Geralmente, o processo de tratamento desse problema inclui:

Uso de medicamentos tópicos

O uso de medicamentos tópicos próprios para tratar micose de unha é uma das estratégias mais utilizadas.

Os médicos podem sugerir esmaltes antifúngicos para aplicar diretamente nas unhas com o problema. Mas é importante usar esses esmaltes regularmente e aplicá-los sobre as unhas limpas e secas.

Além dos esmaltes, há ainda a opção de cremes e loções anti fúngicos, que também é preciso aplicar diretamente sobre as unhas com micose. 

Mas, assim como com os esmaltes, a aplicação deve ser consistente e contínua, até eliminar completamente a infecção das unhas.

Medicamentos orais   

Em casos mais graves de micose de unha ou quando o tratamento tópico não se mostra eficaz, o médico pode prescrever medicamentos antifúngicos orais. Esses medicamentos são mais potentes e costumam gerar resultados mais rapidamente. Porém, eles podem ter alguns efeitos colaterais.

Procedimento para remoção completa da unha

Em casos muito avançados, o médico pode optar por remover a unha afetada completamente, para que uma nova unha cresça livre de infecção.

Terapia a laser

Há ainda a opção de realizar terapias a laser, que é um tipo de tratamento mais recente para tratar a micose de unha. 

Nessa terapia, direciona-se o laser para a unha afetada para destruir as células de fungos.

Tratando a micose de unha de forma eficiente

Se você está lidando com a micose de unha e gostaria de encontrar um tratamento realmente eficiente para o seu caso, a melhor alternativa é deixar quem domina o assunto te ajudar!

O Dr. Filipe Farage é um especialista renomado em dermatologia, conhecido por seu compromisso com a saúde e com o bem-estar de cada um dos seus pacientes.

Com uma vasta experiência e abordagem personalizada no tratamento de condições como a micose de unha, o Dr. Farage pode te oferecer as melhores orientações e soluções para recuperar a saúde e a beleza das suas unhas!

Agende a sua consulta através do nosso site e conheça um pouco mais sobre as especializações e tratamentos disponíveis.

Quer ser atendido(a) pelo Dr. Farage?

Clique no botão abaixo e converse com minha secretária para agendar seu atendimento.

Mais alguns artigos

Artigos

Tratamentos modernos na prevenção da acne

A acne é uma condição dermatológica comum que afeta pessoas de todas as idades, especialmente adolescentes e jovens adultos. Ela ocorre devido à obstrução dos